sexta-feira, 20 de abril de 2012

2º ANO DO ENSINO MÉDIO (PRIMEIRO TEXTO)


E.E.E.F E MÉDIO SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO

SOCIOLOGIA
Profª Kátia Carina Mesquita


2º ANO DO ENSINO MÉDIO
(PRIMEIRO TEXTO)

Eixos: Instrumentos de produção, trabalho.


Aluno(a):__________________________________________________



Serra Branca, 2012.





A SOCIOLOGIA estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Desta forma, estudar Sociologia é buscar compreender criticamente o mundo que está ao nosso redor e entender nosso papel como agente de mudança nele. A Sociologia nos permite enxergar o mundo com outros olhos. Bom estudo!
Sociologia do Trabalho
O que é “trabalho”?
Se respondemos que 'trabalho' é toda "atividade humana desenvolvida com a finalidade de atender às necessidades do homem", vislumbramos o largo campo de   abrangência de tal conceito: as necessidades humanas são as mais variadas e o esforço de atender a elas acompanha o homem como uma maldição ("comer o pão com o suor do rosto"!) ou como uma bênção ("o trabalho dignifica e enobrece o homem!").
Decorre daí que o trabalho pode ser objeto de estudo de várias ciências, e particularmente as ciências humanas - antropologia, história, sociologia, direito, economia (para quem o trabalho é um dos fatores de produção, ao lado do capital e da matéria-prima), psicologia, a ciência política, por exemplo - não podem deixar de considerar o trabalho humano no âmbito de suas investigações. E vamos mais adiante para afirmar que a complexidade do fenômeno exige abordagem interdisciplinar,  se pretende chegar a algum resultado.
             Neste sentido é a sociologia do trabalho que pretende uma visão mais ampla da questão; "Toda e qualquer coletividade de trabalho que apresente traços mínimos de estabilidade (...) pode ser objeto e estudos para a sociologia do trabalho: assim uma empresa industrial como um navio transatlântico ou um barco de pesca, tanto uma grande propriedade em que se pratica a agricultura intensiva quanto uma fazendola em que trabalham alguns empregados com a família do fazendeiro, não só uma grande loja popular, mas também uma lojinha que emprega alguns vendedores, uma oficina de artesão e uma repartição municipal, a tripulação de um avião, que se reveza a intervalos regulares numa linha de navegação aérea ou o pessoal de uma automotriz ..." (FRIEDMANN - 81, p. 37).

BENS E SERVIÇOS
             Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou produzidas para satisfazer necessidades humanas. Serviços são as atividades econômicas voltadas para a satisfação de necessidades e que não estão relacionadas diretamente a produção.
             Um vendedor de sapatos, por exemplo, presta o serviço de fazer chegar ao consumidor o produto do fabricante. Um médico, ao utilizar seus conhecimentos para tratar um paciente, esta prestando um serviço. Esses profissionais são prestadores de serviço.
             Em qualquer atividade humana, bens e serviços estão interligados. Uns dependem dos outros para que o sistema econômico funcione. Bens e serviços resultam da transformação de recursos da natureza em objetos úteis à vida humana. E isso só ocorre por meio do trabalho nos processos de produção.

PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONSUMO
             Com o nosso trabalho, somos capazes de produzir alguns bens e realizar serviços que eventualmente podemos utilizar. Entretanto, como um indivíduo isolado não é capaz de produzir tudo aquilo de que precisa, somos “obrigados” a viver em sociedade. Coletivamente, as pessoas participam da vida econômica, tendo como principais atividades a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.
             Enquanto trabalham, os operários estão atuando na produção. Como compradores de bens e serviços participam da distribuição. Quando consomem esses bens e serviços, estão participando da atividade econômica na condição de consumidores.
             Consideremos, por exemplo, o processo produtivo de uma fábrica de móveis. Primeiro, a árvore(matéria bruta) é derrubada e serrada e, grandes pranchas. Em seguida, essas pranchas de madeira (matéria-prima) vão para a fábrica. Ali são transformadas em bens – mesas, cadeiras etc. por meio do trabalho dos operários, que utilizam ferramentas e equipamentos. Finalmente, esses bens são enviados á loja, que prestará o serviço de vende-los ao consumidor.

DA MATÉRIA-PRIMA AO PRODUTO FINAL
             Podemos dizer que o principal fator de produção é o trabalho. O processo de produção é formado por três componentes principais associados:
ü TRABALHO;
ü MATÉRIA-PRIMA;
ü INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO.
 
O TRABALHO HUMANO.
             Para autores como Pérsio Santo, trabalho é toda atividade humana que resulta em bens ou serviços.
             Todo o trabalho é resultado de dois tipos de atividades: manual e intelectual. O que varia é a proporção que esses dois aspectos entram no processo de produção. O trabalho de um operário é mais manual do que intelectual; em alguns casos é quase que exclusivamente manual. Apesar disso, exige certo esforço mental.
             Já o trabalho de um engenheiro é mais intelectual do que manual -  a elaboração e os cálculos necessários para projetar uma ponte, por exemplo. Entretanto, sua atividade tem um aspecto manual, seja no manuseio dos instrumentos de trabalho, seja na passagem da concepção do projeto para o papel.
             Podemos concluir que não existe trabalho exclusivamente manual ou exclusivamente intelectual, mas sim, predominantemente manual ou predominantemente intelectual.

O VALOR DA QUALIFICAÇÃO
             O trabalho pode ser classificado conforme o grau de capacitação exigido do profissional. Assim temos:
ü TRABALHO QUALIFICADO: não pode ser realizado sem um certo grau de aprendizagem e conhecimento técnico; o trabalho de um torneiro  mecânico, por exemplo, enquadra-se nessa categoria;
ü TRABALHO NÃO QUALIFICADO: Pode ser realizado praticamente sem aprendizagem; por exemplo, o trabalho de um servente de pedreiro.
     Essa classificação não é uma simples divisão teórica. Ela atinge profundamente a vida das pessoas, pois diferentes salários são atribuídos conforme o grau de capacitação ou qualificação exigido pelas tarefas a cumprir.

MATÉRIA-PRIMA
     São os componentes iniciais de um produto, que no processo de produção são transformados até adquirirem a forma de bem final.              Antes de serem transformados, tais componentes são encontrados na natureza sob a forma de recursos naturais.

RECURSOS NATURAIS
     Para produzir, o ser humano utiliza recursos naturais como o solo (para a agricultura e pecuária), as rochas (para a mineração), os rios e quedas-d’água (para a navegação e a produção de energia elétrica), o petróleo (do qual saem a gasolina, o plástico e outros produtos) etc.
     A utilização dos recursos naturais podem mudar ao longo da história. Um bom exemplo são as quedas-‘água. Inicialmente, elas eram apenas um elemento da natureza. Quando se descobriu que era possível gerar energia movendo moinhos e, mais tarde, produzir eletricidade nas usinas hidroelétricas, as quedas-d’água passaram a ser utilizadas como recursos naturais.

MEIOS DE PRODUÇÃO
     Todos os objetos que direta ou indiretamente nos permitem transformar matéria-prima em bem final são chamados de instrumentos de produção. É o caso das ferramentas, dos equipamentos, e das máquinas. O local de trabalho, a iluminação, a ventilação e as instalações necessárias para à atividade produtiva também são instrumentos de produção.
     Sendo assim, instrumento de produção é todo bem utilizado pelo ser humano na produção de outros bens e serviços.
     Como visto anteriormente, sem matéria-prima e sem instrumentos de trabalho não se pode produzir. Eles são necessários para realizar qualquer tipo de trabalho.
     A matéria-prima e os instrumentos de produção constituem os meios de produção. O conceito de meios de produção é portanto, mais amplo do que o de instrumentos de produção.

AS FORÇAS PRODUTIVAS

     Todo o processo produtivo combina o trabalho com os meios de produção. Esses dois comportamentos estão presentes tanto na produção artesanal de uma bordadeira quanto nas atividades de uma grande indústria moderna.
A educação voltada para
A produção

Seja qual for a época ou o sistema político, trabalhar sempre foi algo essencial para a sobrevivência de todos. Desde que caçamos ou até mesmo na competitividade empresarial dos dias atuais, trabalhar em algum momento da vida é algo primordial para um indivíduo, seja qual for o seu objetivo.
O problema é que a educação ficou voltada apenas para o mercado de trabalho. A meta é adquirir cada vez mais bens materiais, alimentar o consumismo e adquirir status perante um grupo.
O conhecimento passa então a ser voltado apenas para turbinar o currículo em busca de cargos maiores e de salários cada vez mais recheados. Conseqüentemente o dinheiro passa a ser um fim e não um meio na vida das pessoas, gerando assim em menor ou maior grau, insatisfação, problemas sociais e psicológicos. O ser humano então passa a ser mercadoria, vivendo apenas dentro de um padrão de pensamento voltado para a satisfação plena da sua individualidade em todos os aspectos.
Esse imediatismo faz com que as pessoas não procurem adquirir o mínimo de senso crítico para questionarem o mundo em que estão pisando.
Quantas vezes eu já ouvi alguém falar (ou pelo menos ficou estampado em sua expressão) que literatura, filosofia, conversar sobre política ou ver um filme educativo não leva a nada.
E assim o conhecimento também se transforma em mera mercadoria. Adquirir um pouco de cultura se tornou segundo plano, parecendo algo desnecessário servindo apenas para alimentar a curiosidade momentânea.
Fonte: http://sagaz.wordpress.com/

ATIVIDADE
4) A charge abaixo retrata o desejo do autor  do texto “A educação voltada para a produção”. Descreva esse desejo. Você concorda com o autor? Justifique.

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