SOCIOLOGIA
Profª
Kátia Carina Mesquita
2º ANO DO
ENSINO MÉDIO
(PRIMEIRO
TEXTO)
Eixos:
Instrumentos de produção, trabalho.
Aluno(a):__________________________________________________
Serra
Branca, 2012.
A SOCIOLOGIA estuda as relações sociais e as formas de associação,
considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Desta forma,
estudar Sociologia é buscar compreender criticamente o mundo que está ao nosso
redor e entender nosso papel como agente de mudança nele. A Sociologia nos
permite enxergar o mundo com outros olhos. Bom
estudo!
Sociologia do Trabalho
O que é “trabalho”?
Se respondemos que 'trabalho' é
toda "atividade humana desenvolvida com a finalidade de atender às necessidades
do homem", vislumbramos o largo campo de abrangência de tal conceito: as necessidades
humanas são as mais variadas e o esforço de atender a elas acompanha o homem
como uma maldição ("comer o pão com o suor do rosto"!) ou como uma
bênção ("o trabalho dignifica e enobrece o homem!").
Decorre daí
que o trabalho pode ser objeto de estudo de várias ciências, e particularmente
as ciências humanas - antropologia, história, sociologia, direito, economia
(para quem o trabalho é um dos fatores de produção, ao lado do capital e da matéria-prima),
psicologia, a ciência política, por exemplo - não podem deixar de considerar o
trabalho humano no âmbito de suas investigações. E vamos mais adiante para
afirmar que a complexidade do fenômeno exige abordagem interdisciplinar, se pretende chegar a algum resultado.
Neste
sentido é a sociologia do trabalho que pretende uma visão mais ampla da
questão; "Toda e qualquer coletividade de trabalho que apresente traços
mínimos de estabilidade (...) pode ser objeto e estudos para a sociologia do trabalho:
assim uma empresa industrial como um navio transatlântico ou um barco de pesca,
tanto uma grande propriedade em que se pratica a agricultura intensiva quanto
uma fazendola em que trabalham alguns empregados com a família do fazendeiro,
não só uma grande loja popular, mas também uma lojinha que emprega alguns
vendedores, uma oficina de artesão e uma repartição municipal, a tripulação de
um avião, que se reveza a intervalos regulares numa linha de navegação aérea ou
o pessoal de uma automotriz ..." (FRIEDMANN - 81, p. 37).
BENS E SERVIÇOS
Bens são todas as coisas materiais colhidas na natureza ou
produzidas para satisfazer necessidades humanas. Serviços são as atividades
econômicas voltadas para a satisfação de necessidades e que não estão relacionadas
diretamente a produção.
Um
vendedor de sapatos, por exemplo, presta o serviço de fazer chegar ao
consumidor o produto do fabricante. Um médico, ao utilizar seus conhecimentos
para tratar um paciente, esta prestando um serviço. Esses profissionais são prestadores
de serviço.
Em
qualquer atividade humana, bens e serviços estão interligados. Uns dependem dos
outros para que o sistema econômico funcione. Bens e serviços resultam da
transformação de recursos da natureza em objetos úteis à vida humana. E isso só
ocorre por meio do trabalho nos processos de produção.
PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONSUMO
Com
o nosso trabalho, somos capazes de produzir alguns bens e realizar serviços que
eventualmente podemos utilizar. Entretanto, como um indivíduo isolado não é capaz
de produzir tudo aquilo de que precisa, somos “obrigados” a viver em sociedade.
Coletivamente, as pessoas participam da vida econômica, tendo como principais
atividades a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.
Enquanto
trabalham, os operários estão atuando na produção. Como compradores de bens e
serviços participam da distribuição. Quando consomem esses bens e serviços,
estão participando da atividade econômica na condição de consumidores.
Consideremos,
por exemplo, o processo produtivo de uma fábrica de móveis. Primeiro, a
árvore(matéria bruta) é derrubada e serrada e, grandes pranchas. Em seguida,
essas pranchas de madeira (matéria-prima) vão para a fábrica. Ali são
transformadas em bens – mesas, cadeiras etc. por meio do trabalho dos
operários, que utilizam ferramentas e equipamentos. Finalmente, esses bens são
enviados á loja, que prestará o serviço de vende-los ao consumidor.
DA MATÉRIA-PRIMA AO PRODUTO FINAL
Podemos
dizer que o principal fator de produção é o trabalho. O processo de produção é
formado por três componentes principais associados:
ü TRABALHO;
ü MATÉRIA-PRIMA;
ü INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO.
O TRABALHO HUMANO.
Para
autores como Pérsio Santo, trabalho é toda atividade humana que resulta em bens
ou serviços.
Todo
o trabalho é resultado de dois tipos de atividades: manual e intelectual. O que
varia é a proporção que esses dois aspectos entram no processo de produção. O
trabalho de um operário é mais manual do que intelectual; em alguns casos é
quase que exclusivamente manual. Apesar disso, exige certo esforço mental.
Já
o trabalho de um engenheiro é mais intelectual do que manual - a elaboração e os cálculos necessários para
projetar uma ponte, por exemplo. Entretanto, sua atividade tem um aspecto
manual, seja no manuseio dos instrumentos de trabalho, seja na passagem da
concepção do projeto para o papel.
Podemos
concluir que não existe trabalho exclusivamente manual ou exclusivamente
intelectual, mas sim, predominantemente manual ou predominantemente
intelectual.
O VALOR DA QUALIFICAÇÃO
O
trabalho pode ser classificado conforme o grau de capacitação exigido do
profissional. Assim temos:
ü TRABALHO
QUALIFICADO: não pode ser realizado sem um certo
grau de aprendizagem e conhecimento técnico; o trabalho de um torneiro mecânico, por exemplo, enquadra-se nessa
categoria;
ü TRABALHO NÃO
QUALIFICADO: Pode ser realizado praticamente sem
aprendizagem; por exemplo, o trabalho de um servente de pedreiro.
Essa
classificação não é uma simples divisão teórica. Ela atinge profundamente a
vida das pessoas, pois diferentes salários são atribuídos conforme o grau de
capacitação ou qualificação exigido pelas tarefas a cumprir.
MATÉRIA-PRIMA
São
os componentes iniciais de um produto, que no processo de produção são
transformados até adquirirem a forma de bem final. Antes de serem transformados, tais componentes são
encontrados na natureza sob a forma de recursos naturais.
RECURSOS NATURAIS
Para
produzir, o ser humano utiliza recursos naturais como o solo (para a
agricultura e pecuária), as rochas (para a mineração), os rios e quedas-d’água
(para a navegação e a produção de energia elétrica), o petróleo (do qual saem a
gasolina, o plástico e outros produtos) etc.
A
utilização dos recursos naturais podem mudar ao longo da história. Um bom
exemplo são as quedas-‘água. Inicialmente, elas eram apenas um elemento da
natureza. Quando se descobriu que era possível gerar energia movendo moinhos e,
mais tarde, produzir eletricidade nas usinas hidroelétricas, as quedas-d’água
passaram a ser utilizadas como recursos naturais.
MEIOS DE PRODUÇÃO
Todos os objetos que direta ou indiretamente
nos permitem transformar matéria-prima em bem final são chamados de
instrumentos de produção. É o caso das ferramentas, dos equipamentos, e das
máquinas. O local de trabalho, a iluminação, a ventilação e as instalações
necessárias para à atividade produtiva também são instrumentos de produção.
Sendo
assim, instrumento de produção é todo bem utilizado pelo ser humano na produção
de outros bens e serviços.
Como
visto anteriormente, sem matéria-prima e sem instrumentos de trabalho não se
pode produzir. Eles são necessários para realizar qualquer tipo de trabalho.
A
matéria-prima e os instrumentos de produção constituem os meios de produção. O conceito de meios de produção é portanto, mais
amplo do que o de instrumentos de produção.
AS FORÇAS PRODUTIVAS
Todo o processo produtivo combina o trabalho
com os meios de produção. Esses dois comportamentos estão presentes tanto na
produção artesanal de uma bordadeira quanto nas atividades de uma grande
indústria moderna.
A
produção
Seja qual for a época ou o sistema
político, trabalhar sempre foi algo essencial para a sobrevivência de todos.
Desde que caçamos ou até mesmo na competitividade empresarial dos dias atuais,
trabalhar em algum momento da vida é algo primordial para um indivíduo, seja
qual for o seu objetivo.
O problema é que a educação ficou
voltada apenas para o mercado de trabalho. A meta é adquirir cada vez mais bens
materiais, alimentar o consumismo e adquirir status perante um grupo.
O conhecimento passa então a ser
voltado apenas para turbinar o currículo em busca de cargos maiores e de
salários cada vez mais recheados. Conseqüentemente o dinheiro passa a ser um
fim e não um meio na vida das pessoas, gerando assim em menor ou maior grau,
insatisfação, problemas sociais e psicológicos. O ser humano então passa a ser mercadoria,
vivendo apenas dentro de um padrão de pensamento voltado para a satisfação
plena da sua individualidade em todos os aspectos.
Esse imediatismo faz com que as
pessoas não procurem adquirir o mínimo de senso crítico para questionarem o
mundo em que estão pisando.
Quantas vezes eu já ouvi alguém
falar (ou pelo menos ficou estampado em sua expressão) que literatura,
filosofia, conversar sobre política ou ver um filme educativo não leva a nada.
E assim o conhecimento também se
transforma em mera mercadoria. Adquirir um pouco de cultura se tornou segundo
plano, parecendo algo desnecessário servindo apenas para alimentar a
curiosidade momentânea.
Fonte:
http://sagaz.wordpress.com/
ATIVIDADE
4) A charge abaixo retrata o
desejo do autor do texto “A educação voltada
para a produção”. Descreva esse desejo. Você concorda com o autor? Justifique.
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