quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Metodologia
As atividades do PIBID de Sociologia na Escola Estadual Maria Balbina Pereira em Santa Luzia distrito de Serra Branca tiveram como técnicas de ensino, o cine clube e clube de leitura, palestra sobre o curso de ciências sociais utilizando como recursos  metodológicos a tecnologia;slides ,vídeos,criação do blog do PIBID de Sociologia da Escola Estadual Maria Balbina Pereira.
A palestra sobre o curso de ciências sociais foi realizada pelos quatro integrantes do PIBID de Santa Luzia e a supervisora Kátia Carina Mesquita da Cruz tendo como método slides que proporcionou aos ouvintes visualização de imagens, possibilitando uma melhoria  na transmissão dos conhecimentos fazendo  uso também de vídeos que possibilita uma aprendizagem prazerosa,pois os educadores devem utilizar de técnicas que desperte no educando  a curiosidade e assim atrair o aluno para o  fascínio do objeto, como exemplifica o seguinte trecho de Adélia Prado“não quero faca e nem queijo, eu quero é fome”.
Observando esse treco torna-se possível notar que os educadores devem preparar os alunos para que eles tenham fome dos conteúdos ensinados.
O cine clube apresenta o desenvolvimento de pensamento crítico, vejamos o significado, contribuindo também para formação sócio-educativa.

“Os cineclubes produzem fatos novos, interferem em suas comunidades, contribuem para mudar consciências e formar opiniões, mobilizam. Não raro, são as sementes que chegam à floração de cineastas e outros artistas; crescem como instituições, transformando-se em museus, cinematecas, centros de produção; criam o caldo de cultura para mudanças culturais, comportamentais, para a geração de movimentos sociais. Os cineclubes produzem e modificam a cultura.”

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio- OCNS o plano do cinema em sala de aula, não está reduzido somente numa técnica de ensino, mas em submeter os alunos a um método de estranhamento e desnaturalização da realidade. Assim o cinema é uma grandiosa arte necessária na técnica de ensino aprendizagem em que possibilita uma melhoria no aprendizado. 
O PIBID através dos quatro bolsistas e da supervisora realizou no dia 18 de agosto de 2011 na Escola Estadual Maria Balbina Pereira em Santa Luzia a inauguração do cine clube, em que foi distribuído pipocas e refrigerantes. A realização do cine clube aconteceu com a explanação de Ana Maria, Waschington Guedes que fizeram a mediação entre a passagem curtas, pois as aulas de Sociologia são uma por semana de 45 minutos, ou seja, o tempo não seria suficiente para exibição do filme, concluindo também que o cine clube seria apenas para as turmas de 1º ano neste dia foi trabalhado dois curtas e uma música em formato de vídeo, o primeiro curta, comunidade e sociedade, o segundo o que são redes sociais, e a música é dos nonatos, o planeta movido a internet escravo da tecnologia. Ao término da aula foi determinado como atividade um texto dissertativo-argumentativo, no qual os educadores deveriam descrever as influências das redes sociais nas suas vidas, ao pedir essa atividade uma parcela considerável da turma relatou que não tinha nenhum acesso a internet, partindo desse problema levantado pelos alunos, ficou estabelecido que os mesmos escreveriam um texto dissertativo-argumentativo, respondendo a seguinte questão: se a internet traria mudanças para sua comunidade, relatando também aspectos positivos ou negativos.
A inauguração do clube de leitura ocorreu dia 18 de agosto de 2011, na sala do 2º ano, a principio aconteceu um circulo entre os que estavam na sala, no qual Rafaela Quaresma e Tereza Raquel mencionaram sobre a importância da leitura, história da Literatura, como também a história da Literatura de Cordel, a sala foi ornamentada com vários cordéis pendurados em cordões, essa idéia foi pelo significado da palavra cordel que recebeu esse nome devido serem expostos ao povo amarrados em cordões.  Para que houvesse uma leitura em conjunto, o cordel ecológico era sendo passado no sentido horário, assim todos participavam da leitura  despertando nos discentes a curiosidade por essa poesia popular.Hábito da leitura.Ao termino da aula foi estabelecido uma atividade proposta pelos integrantes do PIBID, no qual os alunos deveriam produzir um gibi exibindo os aspectos mais importantes do cordel.

“Pelo poder da palavra podemos navegar nas nuvens, visitar as estrelas, entrar no corpo dos animais, fluir com a seiva das plantas,investigar a imaginação da matéria, mergulhar no  fundo de rios e mares, passear pelos espaços da literatura,da arte, da filosofia, dos números,das ciências;lugares onde o corpo nunca poderiam ir,sozinho...” (Adélia Prado)

Observando essa citação torna-se possível notar que a palavra é a origem de florescimento pessoal, objeto de atuação cooperativa, nuança de relações mais justas.

A inauguração do clube de leitura do 3º ano ocorreu dia 18 de agosto de 2011, na sala da biblioteca, primeiramente aconteceu um debate sobre a importância da leitura, história da literatura. A aula aconteceu na biblioteca da escola, pela idéia do  ambiente, ou seja, promover aos  alunos um  ambiente que inspirasse a leitura assim os alunos se ausentariam da  rotina da sala de aula e se inserissem em um contexto adequado ao clube de leitura. No qual Rafaela Quaresma e Tereza Raquel explanaram sobre o resumo das quatro obras exigida em instituições de ensino superior para o vestibular, são elas: Contos Negreiros que tem como autor Marcelino Freire, os ratos, cujo autor é Dionélio Machado, Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade, Marias de Janaina Azevedo. Sendo que os discentes escolheram um desses livros para trabalharmos o clube de leitura com a seguinte dinâmica: fazer um circulo no qual todos participem da leitura, promovendo debates fazendo com que os alunos criem o hábito da leitura e se tornem alunos críticos, como também serão realizadas  atividades como crônicas, resumos, textos dissertativos - argumentativos, tendo a finalidade de treinar o educando a praticar a leitura a escrita, ter conhecimento sobre os livros exigidos por instituições e praticar estrutura de redações.

Outro recurso metodológico proposto para os alunos foi à criação de um blog, a idéia foi aceita e logo colocada em pratica. O intuito da criação do “blog de Sociologia da Escola Estadual Maria Balbina Pereira” se justifica por incentivar os alunos a usarem também a internet como recurso de aprendizagem uma vez que está a cada dia se consolida como realidade. No blog estão postado todas as atividades desenvolvidas pelo PIBID, como fotos, atividades realizadas exclusivamente pelos alunos, atividades realizadas pela escola, noticiais, informação, resumos de obras literárias, poemas e etc. Uma vez que foi identificado na escola alunos que não possuem nenhum contato com a internet, logo o blog vem também com o objetivo de instruir embora muito superficial os alunos a usarem a tecnologia no seu cotidiano e a seu favor, não apenas como prática de diversão, mas como também como para sua formação técnica no mercado de trabalho, ou mesmo uma possibilidade de trabalho.

Pibideiros: Ana Maria Tereza Raquel, Rafaela Maurício, Waschington A. Guedes

Prof. Supervisora: Kátia Karina

Nenhum comentário:

Postar um comentário