quinta-feira, 19 de abril de 2012

I EXPOCAATINGA 25 de abril


Atenção alunos da Escola Estadual Maria Balbina Pereira, o CDSA está dando uma ótima oportunidade para que vocês mostrarem sua capacidade intelectual e artística no I EXPOCAATINGA 25 de abril. É importante que os alunos de Santa Luzia participem do evento. 
Para o ensino médio será realizado um concurso de redações sobre o tema "Caatinga: berço de Vida, Modelo de Resistência".
Para o Ensino Fundamental II o concurso é de um desenho da bandeira da Caatinga.


Segue o link abaixo para maiores inforrmações.







sábado, 24 de março de 2012

Olhando para o segundo PIBID/Sociologia Intercâmbio, as atividades são retomadas


O PIBID de sociologia da UFCG – CDSA, juntamente com o Diretor Institucional, Luciano Barosi, realizou desde o dia 14 ao 18 de novembro de 2011, o primeiro PIBID/Sociologia Intercâmbio. Vieram compartilhar experiências os PIBID’s da, UFS (Universidade Federal de Sergipe), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a UVA – CE (Universidade Federal do Vale do Acaraú). A proposta do intercâmbio foi promover a troca de experiências através da prática docente, utilizando como espaço empírico as escolas vinculas ao projeto, as seguintes escolas estaduais; José Gonçalves de Queiroz no município de Sumé, a escola Senador José Gaudêncio na cidade de Serra Branca, como também a escola Maria Balbina Pereira.  As discussões acerca das atividades desenvolvidas foram bastante produtivas, cada PIBID demonstrou na prática com quais perspectivas metodológicas estão testando no ensino de sociologia no ensino médio.

Diante o sucesso do primeiro PIBID/Sociologia, e já olhando para o segundo PIBID/Sociologia Intercâmbio, as atividades são retomadas, a segunda edição já foi marcada, como também definida a data e cede. O evento realizar-se-á na Universidade Federa de Sergipe (UFS), de 24 a 27 no mês de Abril.

Sendo sobre está perspectiva o PIBID de sociologia do CDSA começou oficialmente suas atividades na escola Maria Balbina Pereira (22/03/2012). Focando nas atividades que serão desenvolvidas nas escolas de Aracaju, a ordem do dia para os pibideiros foi ir para sala de aula juntamente com a professora supervisora Kátia Karina. As próximas atividades já foram definidas e marcadas. 

sábado, 24 de dezembro de 2011


Feliz Natal e um 2012 Repleto de felicidades

Natal é festa da simplicidade. Das crianças, dos Anjos, dos velhos... é festa de todos os homens! Tudo o que Jesus fez na terra, foi para nos dar o exemplo. Se nasceu numa mangedoura, foi para nos ensinar que a simplicidade faz parte do nosso caminho; se recebeu ouro, foi para que saibamos que existem tesouros valiosos que nos pertencem de direito: a amizade e o amor. Se recebeu incenso e mirra foi para nos mostrar que a vida também tem seu perfume, mesmo quando estamos fechados a tudo ao nosso redor. Se Deus nos permite festejar o aniversário de Cristo, isso também é por nós, não por Ele, pois é o período onde as pessoas se esquecem um pouquinho de si mesmas para pensarem nos outros. Natal é festa do Amor! Do amor de Deus ao mundo, do amor dos homens para com o próximo. E meu desejo é que nessa noite de paz uma estrela cadente esteja sobre o lar de cada um de vocês e que um coral de Anjos possa estar cantando "paz na terra aos homens de boa vontade," para que a paz invada cada ser e que reine por muito e muito tempo. E só para lembrar: comer é bom, cantar é bom, dar e receber presentes é bom... mas Jesus é o único Caminho que conduz ao Pai a oração é a única coisa que nos aproxima e nos torna acessíveis a Deus. Um Feliz Natal!

Esses são os sinceros votos dos Pibideiros; Ana Maria, Rafaela Quaresma, Tereza Raquel, Kátia Karina e Waschington A. Guedes, a todo o corpo discente, docente, administrativo, enfim, a todos que personificam a Escola Estadual Maria Balbina.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011







Orgulho de Ser Nordestino

 

Flávio José



Além da seca ferrenha
Do chão batido e da brenha
O meu nordeste tem brio
Quer conhecer então venha
Que eu vou te mostrar a senha
Do coração do brasil
São nove estados na raiva
Todos com banho de praia
Num céu de anil e calor
São nove estados unidos
Crescentes fortalecidos
Onde o brasil começou
E hoje no calcanhar da ciência
Formam uma grande potência
Irrigando o chão que secou
É verdade que a seca inda deixa sequela
Mas foi aprendendo com ela
Que o nosso nordeste ganhou
Deixou de viver de uma vez de esmola
E foi descobrindo na escola
A grandeza do nosso valor


Eu quero é cantar o nordeste
Que é grande e que cresce
E você não conhece doutor
De um povo guerreiro, festivo e ordeiro.
De um povo tão trabalhador
Por isso não pise, viaje e pesquise.
Conheça de perto esse chão
Só pra ver que o nordeste
Agora é quem veste