quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Informações básicas sobre a escola.


A Escola Estadual Maria Balbina Pereira está situada no distrito de Santa Luzia, Av. Maria Balbina, s/n°, onde está pertence ao município de Serra Branca, localizando-se na micro-região do Cariri Ocidental do estado da Paraíba, capital João Pessoa.
A escola nasceu na casa da sua primeira professora Amara Cavalcante Wanderley. No dia 30 de setembro de 1931 foi aprovado decreto de n° 192, referente à criação da escola, contudo só em 1950 foi construída a estrutura física, passando assim a se chamar Escola Estadual de 1° grau de Santa Luzia, padrão A-1. Conforme o decreto, n° 13.484, no dia 22 de dezembro de 1989 o padrão de escola foi mudado para A-2, assim passou a se chamar de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira.
Atualmente a escola possui 150 alunos, 12 professores e 15 funcionários, sendo a diretora Simone Feitosa de Oliveira, e a supervisora escolar Hellen Simone Luana Borges.

Cube de leitura - 3° ano, livros



A inauguração do clube de leitura do 3º ano ocorreu dia 18 de agosto de 2011, na sala da biblioteca, primeiramente aconteceu um debate sobre a importância da leitura, história da literatura. A aula aconteceu na biblioteca da escola, pela idéia do  ambiente, ou seja, promover aos  alunos um  ambiente que inspirasse a leitura assim os alunos se ausentariam da  rotina da sala de aula e se inserissem em um contexto adequado ao clube de leitura. No qual Rafaela Quaresma e Tereza Raquel explanaram sobre o resumo das quatro obras exigida em instituições de ensino superior para o vestibular, são elas: Contos Negreiros que tem como autor Marcelino Freire, os ratos, cujo autor é Dionélio Machado, Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade, Marias de Janaina Azevedo. Sendo que os discentes escolheram um desses livros para trabalharmos o clube de leitura com a seguinte dinâmica: fazer um circulo no qual todos participem da leitura, promovendo debates fazendo com que os alunos criem o hábito da leitura e se tornem alunos críticos, como também serão realizadas  atividades como crônicas, resumos, textos dissertativos - argumentativos, tendo a finalidade de treinar o educando a praticar a leitura a escrita, ter conhecimento sobre os livros exigidos por instituições e praticar estrutura de redações.

Cube de leitura - 2° ano,Trabalhado a literaura de cordel


A inauguração do clube de leitura ocorreu dia 18 de agosto de 2011, na sala do 2º ano, a principio aconteceu um circulo entre os que estavam na sala, no qual Rafaela Quaresma e Tereza Raquel mencionaram sobre a importância da leitura, história a Literatura, como também a história da Literatura de Cordel, a sala foi ornamentada com vários cordéis pendurados em cordões, essa idéia foi pelo significado da palavra cordel que recebeu esse nome devido serem expostos ao povo amarrados em cordões.  Para que houvesse uma leitura em conjunto, o cordel ecológico era sendo passado no sentido horário, assim todos participavam da leitura  despertando nos discentes a curiosidade por essa poesia popular.Hábito da leitura.Ao termino da aula foi estabelecido uma atividade proposta pelos integrantes do PIBID, no qual os alunos deveriam produzir um gibi exibindo os aspectos mais importantes do cordel.

Cine clube - 1° ano, Exibição de curtas


O PIBID através dos quatro bolsistas e da supervisora realizou no dia 18 de agosto de 2011 na Escola Estadual Maria Balbina Pereira em Santa Luzia a inauguração do cine clube, em que foi distribuído pipocas e refrigerantes. A realização do cine clube aconteceu com a explanação de Ana Maria, Waschington Guedes que fizeram a mediação entre a passagem curtas, pois as aulas de Sociologia são uma por semana de 45 minutos, ou seja, o tempo não seria suficiente para exibição do filme, concluindo também que o cine clube seria apenas para as turmas de 1º ano neste dia foi trabalhado dois curtas e uma música em formato de vídeo, o primeiro curta, comunidade e sociedade, o segundo o que são redes sociais, e a música é dos nonatos, o planeta movido a internet escravo da tecnologia. Ao término da aula foi determinado como atividade um texto dissertativo-argumentativo, no qual os educadores deveriam descrever as influências das redes sociais nas suas vidas, ao pedir essa atividade uma parcela considerável da turma relatou que não tinha nenhum acesso a internet, partindo desse problema levantado pelos alunos, ficou estabelecido que os mesmos escreveriam um texto dissertativo-argumentativo, respondendo a seguinte questão: se a internet traria mudanças para sua comunidade, relatando também aspectos positivos ou negativos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto de Orientação Vocacinal 2011

No dia 11 de agosto a  direçao da escola "Maria Balbina Pereira" juntamente com o corpo docente da mesma, realizou Projeto de Orientação Vocacinal 2011, sendo o obletivo de mostrar todos os aspectos de alguns cursos escolhidos pelos os próprios alunos, para que estes podessem dispertar suas vocações.


A direção do evento organizou uma mini-gincana, onde está teve como vencedora a equipe de Ciências Sociais formada pelas alunas, Kelly Wanusa, Luana Gregório e Cynthia Lays.







Para apresentar o curso de Ciências Sociais, foi a professora Kátia Carina e os pibideiros Tereza Raquel e Waschington Guedes, sendo que Rafaela Quaresma por motivos particulares não pode estar presente, e também contamos com o suporte dado pela também pibideira Ana Maria.



Outros cursos também foram apresentados como, o Curso de Direito, Educação do Campo, Contabilidade, Engenhaira de Produção, e etc. Queremos dar os parabéns a todas as equipes pelas as brilhantes apresentações.